quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sobre comprar imóvel na planta...

Gente, pára o mundo que eu quero descer!!! Comprar um apartamento na planta é uma das maiores provações que estou passando rsrsrs. Momento desabafo :/ ... No dia da vistoria do apê a engenheira que nos acompanhou disse que nesta quinta feira (24/09) o bombeiro irá ao condomínio fazer a última vistoria para a liberação do habite se. Com esta informação eu e meu noivo decidimos dar um valor de entrada para a construtora (fora o que já pagamos) com o intuito de diminuir o máximo possível o nosso saldo devedor. Tomamos esta decisão porque assim que sair o habite o saldo devedor pára de ser ajustado pelo INCC e passa ser ajustado pelo IGP-M + 1% de multa mensal, isso se o saldo devedor não for quitado, portanto, quanto menor o saldo devedor menor será o baque para pagar caso a aprovação do financiamento demore mais de um mês. Aliás, neste momento toda a minha vida gira em torno desse financiamento até porque esta é a melhor época para financiar um imóvel né? ... #sqn rsrsrs... Medo... Só vou relaxar quando todas a folhas relacionadas ao financiamento estiverem assinadas. O pior de tudo é que a obra atrasou mas o valor do imóvel continua sendo reajustado pelo INCC que nos últimos 3 meses foram altíssimos. Quando eu vi o meu saldo devedor quase caí de costas! Sério, era muito mais do que estávamos imaginando. Ainda bem que somos muito organizados com dinheiro mas mesmo assim sentimos o prejuízo viu pois dava para reformar e mobiliar a casa toda com este dinheiro. Fiquei muito chateada porque nos planejamos tanto e nos organizamos para no final das contas ter que reprogramar tudo e deixar de lado algumas coisas que gostaríamos comprar e fazer como por exemplo, os armários da cozinha que terão de ficar pra bemmmmm depois da reforma e a festa de casamento provavelmente não vai rolar :( . Enfim, comprar um apartamento na planta tem a vantagem de você poder se organizar, guardar dinheiro, estudar e planejar a reforma além de conseguir preços bons porque tempo é uma coisa que não vai faltar mas tem as desvantagens de nunca conseguir prever quais serão os índices mensais do INCC (variam muuuiitoooo), nem de saber como estará a economia na período de financiamento e principalmente se a obra vai terminar no período certo e até mesmo se a obra vai terminar. Hoje eu preferiria mil vezes ter juntado dinheiro e comprado um imóvel usado até porque com o dinheiro na mão dá para negociar melhor além de ter tranquilidade de esperar uma boa oportunidade seja de um período de desvalorização do imóvel como o período atual ou até mesmo de alguém que precisa vender seu apartamento urgente.
Sei lá, fica a dica pra quem está pensando em comprar um apê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário