quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Casais Inteligentes enriquecem juntos


Logo nos primeiros posts daqui eu falei sobre planejamento financeiro e sugeri o livro "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" do Gustavo Cerbasi como livro base pra quem quer melhorar a sua situação financeira.
Gente, eu sei que o título parece ser de mais um livro de auto ajuda fraquinho, mas não! O livro é muito instrutivo e fácil de entender.
Quer dizer, isso se você realmente estiver afim de melhorar a sua situação financeira, tipo, não adianta ler o livro esperando dicas que façam você juntar dinheiro sem se esforçar ou que não requerem mudanças verdadeiras no seu estilo de vida rsrsrsrs.  Sabe, tenho muito amigos que são péssimos em planejamento financeiro e, consequentemente, vivem endividados e, tentam ler o livro mas desistem logo no começo. Isso acontece porque você só vai se interessar pelo conteúdo do livro se você realmente estiver vontade de mudar.
O que eu mais gostei do livro é que o Gustavo mostra que ter uma vida financeira confortável independe de ter um super salário! Ele mostra e prova que não adianta nada ter um salário bom se vc e seu esposo(a) não souberem administrar esse dinheiro.
No livro ele sempre mostra situações de casais que ganham muito bem mas gastam mal e, em contrapartida, tem casais que ganham pouco  mas sabem administrar o seu salário. E ele prova que numa crise financeira não vai importar muito o quanto você ganha ou ganhou mas sim o quão melhor você administrou o seu dinheiro. Isso é muito legal e motivador!!!
Sério, você termina o livro com muitas idéias e com vontade de mudar muita coisa! Tipo da um chacoalhão sabe? É muito legal.
Além disso, o Gustavo da dicas de como ensinar os filhos a administrar o dinheiro, então é um livro para a família mesmo!!!
Eu li, reli e recomendo.
Nós mulheres modernas e trabalhadoras mas que não abrimos mão de cuidar da casa e da família também temos que saber administrar o dinheiro junto com o marido. Só assim a prosperidade vem...

bjinhus

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Individualização da matrícula mais uma novela...

Gente, eu contei pra vocês que saiu o Habite se do apê né? Agora temos que esperar a individualização da matrícula para  depois dar entrada no pedido de financiamento O.o. 
A individualização é necessária porque até então a obra tem um registro geral para todas as unidades do condomínio e agora, com o Habite se, a construtora deve solicitar ao cartório responsável pelo registro geral a individualização de cada unidade. Dizem que esse processo demora de 20 a 60 dias corridos masssssss sabe como é né? Já não acredito em mais nada rsrsrsrsrs.
Segundo alguns futuros moradores do condomínio, a construtora ainda não enviou o documento do habite se para o cartório, ou seja, vai demorar mais do que o esperado... Afff puta descaso viu.  
Agora vem o mais legal!! A construtora demora um monte para enviar os documentos para o cartório e agilizar a individualização da matrícula, porém, na semana passada mesmo, todos os futuros moradores já receberam uma cartinha convocando para a assembleia do condomínio, ou seja, eles querem agilizar logo a instalação do condomínio e, provavelmente, já nos cobrar o condomínio. 
Aí vcs me perguntam. Isso pode Jú???
Não, não pode. Mas muitas construtoras fazem isso e nem tem como reclamar. Se eles cobrarem o condomínio terei que pagar e só depois do financiamento entrar com o pedido de devolução da cobrança indevida. Um sacooooo!!! hahahah

Ai ai por enquanto é isso!!!

bjinhus

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Sobre comprar apto na planta.. saiu o habite se ...

Se alguém aí estiver na dúvida entre comprar um apartamento na planta ou não, fica a minha dica: NÃO COMPRE! Ou melhor, compre somente se você tiver dinheiro suficiente para pagar à vista e, mesmo assim tenho as minhas dúvidas.
Mas como a realidade da maioria é comprar um apê na planta justamente para ter tempo de juntar o dinheiro e da entrada e conseguir financiar uma parte do valor, vou ser bem sincera, NÃO COMPRE, ou então compre um imóvel com o preço muito abaixo do valor que você pode pagar. 
Digo isso porque o marketing usado para vender o imóvel na planta é que você paga bem mais barato porque conforme as etapas da construção vão sendo concluídas o imóvel vai valorizando e etc. BLÁH! Esse papinho só vale se o cliente pagar à vista tá? Porque pra quem vai ficar  pagando as parcelinhas relativas a "entrada", saiba que todo mês tem o reajuste do INCC. Esse reajuste passa despercebido enquanto você está pagando as parcelas mensais mas você percebe a relevância dele logo na primeira intermediária. Sim, porque sempre as intermediárias são parcelas maiores e os "jurinhos" se revelam rsrsrs. Ah!  e se, por acaso, a construção do seu imóvel atrasar um pouquinho você se ferrou rsrsrs.  É, porque as construtoras tem  180 dias após a data prevista do término da obra para entregar o imóvel e, se a obra atrasar e precisar usar os 180 dias, você vai continuar tendo o valor do seu apê sendo reajustado pelo INCC.  DETALHE, o INCC sempre tem um PICO durante o ano e, se a construtora atrasar a obra e vc der o azar de pegar esse pico, se prepare para ter o valor do seu apê bem mais alto do que o esperado. 
RESUMINDO, não tem muita vantagem rrsrs.
No caso do meu apê foi assim, a obra terminaria em junho mas atrasou e a construtora terminou tudo agora em novembro. Em agosto houve um PICO no INCC  e o valor do saldo devedor aumentou cerca de 20 mil reais em um mês rsrsrs. Sabe, a sorte é que eu e meu noivo compramos o apê de 47m2 justamente pelo preço, porque a idéia é quitar o mais rápido possível mas se nós tivéssemos comprado o apê de 3 dormitórios, que na época já era bem mais caro do que o de dois, nós estávamos ferrados pois seria muito mais difícil de financiar o apê. 
Parece um absurdo né? Mas não! No meu condomínio tem muita gente querendo fazer o distrato do contrato ou vender o apto justamente porque já sabe que não vai conseguir financiar. As pessoas que fizeram consórcio, contavam com uma carta de crédito no valor inicial do apê, considerando os reajustes normais, só que não contavam com os picos do INCC  e nem com os meses de atraso da obra, com isso a dívida do apê está maior do que a carta de crédito e esse pessoal terá que conseguir um empréstimo já que o banco não vai aceitar fazer financiamento, uma vez que essas pessoas já estão comprometidas com uma dívida grande.
Olha, ainda vou fazer um post detalhando com tudo o que a gente paga considerando os atrasos das obras,  não li isso em lugar algum e se tivesse lido, talvez eu não compraria um apê na planta rsrsrs.
Ontem saiu o habite se do meu apê ( FINALMENTE) mas tem algumas coisas que terei que pagar e eu nem sei, só sei de coisas que o pessoal do próprio condomínio fala pelo Whats. Aliás, eu só sei que saiu o habite se porque esse mesmo pessoal ligou para a prefeitura e nos contou. Se dependesse da construtora eu estaria sem informação nenhuma até agora. É um absurdo!!!
Agora estou esperando as cenas dos próximos capítulos e feliz por eu e meu noivo sempre "darmos os passos bem menores do que as pernas".  Graças a Deus, há tempos meu financiamento está pré aprovado em dois bancos ( Itaú e Santander) mas estou orando para que consigamos financiar pela Caixa Econômica Federal que tem juros bem menores.
Vou registrar tudo na minha cabeça e escrever detalhadamente aqui para que outras pessoas não caiam em ciladas.

bjinhus

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

um pouco de feminismo...

Hey!!! Alguém é feminista por aí? Vem cá, onde tá escrito que nós mulheres temos que ser perfeitas? Hein? Hein? Hein?
Olha, eu amo todas essas feminices de cuidar da casa, decoração, beleza, moda, cuidar dos filhos etc... Mas eu também amo estudar, trabalhar, trabalhar muito, me dedicar a minha profissão, cuidar da minha carreira e também adoro ajudar meu noivo com as finanças e assumir responsabilidades de economizar junto com ele para atingirmos os nossos objetivos. Além disso, eu amo estar com meu noivo, mimar ele, beijar etc.  Só que toda essa disposição tem que estar associada à sabedoria e responsabilidade moral com a gente mesmo, com nossos cônjuges e, também, com a sociedade. E, na minha opinião, isso serve para OS DOIS! HOMEM E MULHER.
Esses dias eu e o meu noivo estávamos conversando com familiares e, a esposa de um dos nossos familiares (aiai muito chato esse papo de “alguém que eu conheço”, mas a ética não me permite ser mais detalhista rsrsrs), num momento em que estávamos somente eu, ela e o meu noivo nos contou que durante o feriado do dia 12 de outubro ela pegou o marido dela fazendo uma busca no google e no facebook da EX dele O.o.  Até aí ok! Mas o problema é que ela chorou e ficou justificando a atitude do marido como justa já que ela estava obesa e tinha relaxado bastante em relação à beleza e tals O.o.
 Oi?... Q? ... (Juliana indignada mode on)
Gente, aquela mulher trabalha pakas, faz salgado pra vender e ajudar na renda do marido, aliás, o dinheiro do salgado é a principal renda da casa já que o salário do marido vive comprometido com dívidas. Além disso, ela lava a roupa, faz comida, Aaaaahhh!!! Mew, Hello!!! O valor de uma mulher e de um homem está nas atitudes. Atitudes que, muitas vezes, dificultam até os cuidados estéticos.
Há um tempo meu noivo pegou no meu pé porque eu tinha engordado, eu concordei com ele pq realmente eu gosto de estar magra e ele sempre se esforça pra se manter em forma, mas CARAMBA, eu trabalho muito e estou numa fase tensa e frenética no trabalho, uma tese para terminar, um artigo para publicar, economizar em tudoooo e o único prazer que tenho é comer, aliás, para complicar, nem rotina de café, almoço e jantar eu tenho tido ultimamente rsrsrs. Poxa, acho que ele não precisava me cobrar disso naquele momento, eu vou emagrecer e ser como sempre fui porque é algo que eu quero e me faz feliz, mas me nego a estar linda o tempo todo só para priorizar o ego do meu marido O.o. Até porque num relacionamento a troca é justa e há momentos em que precisamos de mais compreensão e não de cobranças. Tudo depende de olhar o que o outro está passando e tentar compreender o porque de algumas atitudes (nós mulheres fazemos muito isso com os nossos maridos).
Na boa, nos tempos de hoje muitas mulheres ainda são estupradas só porque são bonitas!!!! Absurdo máster!!! Tem mulheres que são corneadas pelo marido e a justificativa deles é que a mulher vacilou, relaxou, deixou ele sozinho e ele se viu “obrigado” a trair! Ah!!! Vai pra PQP!!!!! NÃO TEM JUSTIFICATIVA PRA FALTA DE MORAL!!!

POR UM MUNDO COM MAIS IGUALDADES, MAIS MORAL, MAIS AMOR PRÓPRIO PARA AS MULHERES E MENOS BLÁ, BLÁ, BLÁ...

bjinhus

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Geladeira escolhida!!!

Oieee!!! Hoje vim falar pra vocês qual geladeira iremos comprar! É, escolhemos o modelo, mas optamos por não comprar agora uma vez que não tem onde guardar e não vale a pena deixar na loja para entregar depois já que é um modelo pouco comprado  (não quero correr o risco de comprar e depois não ter mais o modelo).
Enfim, a geladeira escolhida é a Panasonic Bt49!!!!  PS: (NÃO É PATROCÍNIO TÁ?) rrsrsrsrs
Aposto que vocês não entenderam e estão se perguntando por que eu não escolhi uma Brastemp Ative ou uma Electrolux né? Bom, a resposta é simples. Há um tempo fiz um post analisando as especificações de cada refrigerador (clique aqui para ler) e nesta análise foi considerado desde tamanho até o consumo de energia e estabilidade de temperatura e, gente, por incrível que pareça, a geladeira Panasonic ganha disparado das outras em relação a consumo de energia e estabilidade de temperatura, além disso, ela tem maior capacidade em litros (435L) e dimensões externas bem menores do que as outras geladeiras, o que no meu caso é muito interessante já que a minha cozinha é minúscula.
O maior problema pra mim é o preço que é quase o mesmo de uma Brastemp Ative e como é uma geladeira importada acho difícil que o valor diminua muito (embora tenho é que vou encontrar um preço bom e justo! Rsrsr).

Para tomar a minha decisão fiz algumas pesquisas sobre a Panasonic e não me decepcionei. Se quiserem conferir clique aqui, aqui e aqui

Olha ela aí! Lindinha!





bjinhus 

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sumiço e aprendendo a comprar colchões!!! rsrsrs

Oi gente!!!  Sumi!!!! rsrsrs. Nossa, cada dia mais eu admiro as mulheres. Nos últimos dias tive que sumir do blog para terminar uma apresentação de um curso de bioética que estou fazendo para obtenção de crédito da minha tese de doutorado e ainda estou com vários projetos do laboratório em andamento. Afemaria!!! Conciliar trabalho e casa é muito complicado mesmooo! Que medo! rsrsrs
Enfim, vamos ao que interessa...  No último final de semana eu e meu noivo ficamos procurando colchões na internet e percebemos que hoje em dia tem colchão de vários tipos, com molas diferentes, tecnologias diferentes e tecidos diferentes, ou seja, não deu para escolher o colchão pela internet, tínhamos que ir às lojas físicas para testar os colchões e analisar qual seria o melhor pra nós. E lá vamos nós para um desses “shoppings de lar” que tem por aí procurar lojas de colchões, estudar os tipos de colchões e saber os preços. 
 De cara encontramos uma loja da Castor que estava vazia de vendedores (meu noivo fica P... da vida quando ele entra numa loja e logo vem um vendedor para fazer uma certa pressão, se ele ver algum vendedor na porta de qualquer loja ele nem entra ahahahaha chatinho). Como a loja aparentemente não tinha vendedor à espreita consegui convencer meu noivo a entrar e ver os colchões rsrsrs.  Enfim, entramos na loja e gostamos somente de um tipo de colchão  e decidi fazer um orçamento porque, assim, teríamos uma referência de preço. 
Gente, agora pasmem! Inicialmente o valor do box baú era R$2,000 e o valor do colchão era R$3.500!!!! AAAAAhhhhh um absurdo de caro!  R$5500,00!! Sem chance rsrsrs. Mas aí, o vendedor disse que a loja permite dar um desconto de 12% para o cliente fechar negócio e que naquele fim de semana e SOMENTE NAQUELE FIM DE SEMANA a loja estava dando mais 22% de desconto além dos 12% para acabar com o estoque. O.o .. Uhuuu! Interessante né? 34% de desconto é um P... descontão! Ficamos super contentes e, como sempre, perguntamos se o pagamento fosse à vista haveria a possibilidade de mais descontos hehehe e, acreditem, conseguimos mais 10% de desconto rsrsrs. Ficamos super tentados a comprar, só que eu ainda queria olhar as outras lojas porque não curto comprar na primeira loja que eu entro ( gosto de pesquisar). Como o vendedor sentiu que eu não iria comprar naquela hora ele foi conversar com o gerente e o valor do colchão com o box foi de R$3267,00 para 3000,00! Aí eu estranhei! Tinha desconto demais na parada! Pedi um cafézinho e enquanto o vendedor foi buscar, meu noivo entrou no site da loja da Castor e viu o mesmo colchão e o mesmo box por R$2500.00!!! ahahaha. Resumindo, nunca acredite no vendedor e pesquise em tudoooo antes de fechar negócio!!! ahahahahaha 
PS: descobri que tem outras marcar de colchões bem legais, logo vou postar aqui...

bjinhus